joomla analytics

PORTAL DO SABER

CENTRO DE ESTUDOS E FORMAÇÃO

  
  

Formação

Workshops

Explicações

Sala de Estudo

Ocupação de Tempos Livres

Médicos, gestores, economistas e engenheiros. Estas são as profissões que devem ser escolhidas pelos jovens que querem garantir uma elevada probabilidade de emprego em Portugal. Isto foi, pelo menos, o que aconteceu no passado. Nada garante que será assim no futuro. A única garantia está na educação. Seja qual for o curso, mais educação é sempre melhor do que menos. Assim o mostra a história, assim o revelam os países."
Helena Garrido

 

A propósito do Saber e isso...

Tenho uma boa notícia para todos vós: o Saber depois de adquirido é... Saber!

Não importa o quanto foi difícil aprender. Depois de se saber que 3 + 2 = 5, deixa de contar se foste genial no momento da aprendizagem ou se estiveste entre a mediania. A verdade é que o "mediano", neste caso particular, sabe tanto como tu, ou seja, que 3 + 2 = 5.

Tenho outra boa notícia para ti: Tu és sempre bom em alguma coisa! Houve um psicólogo chamado Howard Gardner que afirmou que tínhamos vários tipos de inteligência: lógico-matemática, linguística, espacial, etc.... Eu, pessoalmente, não gosto de chamar inteligências a estas capacidades, (sim, prefiro chamar-lhes assim), mas isso agora não importa para nada... o que interessa é que aprendi ao longo de uma vida dedicada ao ensino que há sempre alguma coisa em que os meus alunos se distinguiam, algo em que eram melhores que os demais.

Terceira boa notícia: manter o Saber é muito mais fácil do que adquiri-lo! Basta ir recordando de quando em vez as aprendizagens anteriores que o Saber aflui novamente à tua mente.