joomla analytics

PORTAL DO SABER

CENTRO DE ESTUDOS E FORMAÇÃO

  
  

Formação

Workshops

Explicações

Sala de Estudo

Ocupação de Tempos Livres

There are so many things that the financial statements fail to highlight … among them are the genius, the creativity and the incredible adaptability to changing by the people who give their best for their organizations...

Parto natural - questões éticas e filosóficas

O vídeo que vão ver será para alguns "maravilhoso" enquanto para outros poderá ser, digamos, difícil de ver. No vídeo seguinte uma mulher disponibiliza-se para gravar um parto num ambiente bem próximo daquele que era o único possível há alguns milhares de anos atrás: numa floresta, junto a uma linha de água, na presença dos familiares próximos.

Não sabemos se existiria, ou não, pessoal médico por perto (se existia ele não é visível). Logo, a questão que se levanta começa por ser esta: em nome de um princípio ou de uma qualquer corrente filosófica vale a pena colocar o nascituro e a mãe em risco? Mesmo optando por um nascimento em meio natural, não podia ter sido convocado pessoal médico especializado para acorrer a qualquer complicação em caso de necessidade?

Em matéria de opiniões, cada um tem direito à sua, por isso vou exprimir a minha: por vezes nos partos surgem dificuldades... nessa altura será sempre bom poder contar com as pessoas e meios que possam garantir o bem-estar possível tanto à mãe como ao bebé.

Não obstante, reconheço que gostei de ver reproduzida - ao vivo e a cores (com recurso a teconologia do séc. XXI) - uma situação bem próxima daquelas que terão ocorrido nos primórdios da humanidade.