joomla analytics

PORTAL DO SABER

CENTRO DE ESTUDOS E FORMAÇÃO

  
  

Formação

Workshops

Explicações

Sala de Estudo

Ocupação de Tempos Livres

Os que mais rapidamente fizeram fortuna foram aqueles mais se destacaram pelo seu CONHECIMENTO e, não menos importante, que também foram capazes de implementar ideias empreendedoras. Jovens como Bill Gates (Microsoft), Larry Page e Sergey Brin (Google) ou Mark Zuckerberg (Facebook) tornaram-se milionários antes dos 30 anos de idade.

Parto natural - questões éticas e filosóficas

O vídeo que vão ver será para alguns "maravilhoso" enquanto para outros poderá ser, digamos, difícil de ver. No vídeo seguinte uma mulher disponibiliza-se para gravar um parto num ambiente bem próximo daquele que era o único possível há alguns milhares de anos atrás: numa floresta, junto a uma linha de água, na presença dos familiares próximos.

Não sabemos se existiria, ou não, pessoal médico por perto (se existia ele não é visível). Logo, a questão que se levanta começa por ser esta: em nome de um princípio ou de uma qualquer corrente filosófica vale a pena colocar o nascituro e a mãe em risco? Mesmo optando por um nascimento em meio natural, não podia ter sido convocado pessoal médico especializado para acorrer a qualquer complicação em caso de necessidade?

Em matéria de opiniões, cada um tem direito à sua, por isso vou exprimir a minha: por vezes nos partos surgem dificuldades... nessa altura será sempre bom poder contar com as pessoas e meios que possam garantir o bem-estar possível tanto à mãe como ao bebé.

Não obstante, reconheço que gostei de ver reproduzida - ao vivo e a cores (com recurso a teconologia do séc. XXI) - uma situação bem próxima daquelas que terão ocorrido nos primórdios da humanidade.